O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a liberação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Candidatos que almejam ingressar em instituições de ensino superior devem utilizar essas notas para se candidatar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no final de janeiro. O Inep disponibilizou os resultados a partir das 9h na Página do Participante.
Como Acessar as Notas do Enem?
Para conferir as notas do Enem, o MEC orienta os seguintes passos:
- Visite o site do Inep e selecione “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”.
- Insira sua senha e selecione “Entrar” para acessar a conta Gov.br.
- Você será redirecionado à Página do Participante. Clique em “Resultado 2023”.
- Na tela seguinte, escolha “ENEM 2023”.
- As notas de cada componente do Enem e da redação serão exibidas.
Quando são Divulgadas as Notas do Enem 2023?
O Ministério da Educação programou para esta terça-feira (16) a divulgação das notas do Enem, aplicado em novembro.
Recuperação de Senha Cadastrada
Se o candidato esqueceu sua senha, pode recuperá-la acessando a página acesso.gov.br, inserindo o CPF e seguindo as instruções para criar uma nova senha.
Inscrições para o Sisu
As inscrições para o Sisu ocorrerão entre 22 e 25 de janeiro. O Sisu oferece 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país, com base nos resultados do Enem 2023. Informações adicionais estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que também utiliza a plataforma gov.br. Este ano, haverá apenas uma fase de inscrição, válida para cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre. O resultado será anunciado em 30 de janeiro, mas candidatos em lista de espera podem ser convocados posteriormente.
No mesmo portal, os candidatos também podem concorrer a vagas em instituições privadas através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições abertas de 22 a 25 de fevereiro, e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para universidades particulares, embora o calendário ainda não tenha sido divulgado pelo MEC.
Detalhamento das Notas do Enem 2023
As notas do Enem são distribuídas em cinco áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. O cálculo do resultado final não é baseado apenas na quantidade de acertos, pois o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia a dificuldade das questões e atribui pesos variados a elas. Além disso, cada instituição ou curso de ensino superior pode estabelecer critérios próprios para ponderar as competências na classificação do Sisu.
Embora as notas da redação sejam divulgadas juntamente com as demais, o espelho da redação, que fornece detalhes sobre a pontuação obtida, só estará disponível após 90 dias. O MEC esclarece que as redações são avaliadas com base em cinco competências descritas na matriz de referência: domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão do tema proposto, coesão textual, capacidade argumentativa e respeito aos direitos humanos. A pontuação máxima em cada uma das cinco áreas, incluindo a redação, pode chegar a 1.000 pontos. Contudo, existem critérios que podem resultar em nota zero, como desvio do tema proposto e violação da seriedade do exame.