O interesse em viajar para cidades e vilas canadenses ao longo do caminho do eclipse solar total está disparando antes do raro evento celestial não visto no país há mais de quatro décadas.

O caminho do eclipse atravessará partes de Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Edward Island, Nova Scotia e Newfoundland e Labrador em 8 de abril.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

O evento está impulsionando o turismo em cidades e vilas que ficarão na completa escuridão, enquanto pessoas de todo o país fazem planos para obter uma boa visão do eclipse.

Dados do Airbnb divulgados na terça-feira mostraram que as buscas por anúncios em lugares que estão no caminho da totalidade dispararam para 5 a 8 de abril de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Quando analisamos os números, descobrimos que houve um aumento de 300 por cento na busca por cidades ao longo do caminho da totalidade em 8 de abril”, disse Matt McNama, um porta-voz do Airbnb no Canadá.

“Há um enorme interesse e acho que veremos cada vez mais pessoas reservando no Airbnb ao longo do próximo mês.”

Montreal e a região de Niagara são os destinos mais populares do eclipse no país, com o maior número de reservas no Airbnb para 5 a 8 de abril. Hamilton, St. Catharines e Kingston, Ont., também estão entre os cinco primeiros.

Ao buscar uma escapada para o eclipse, as pessoas estão principalmente interessadas em anúncios que têm grandes cozinhas, comodidades, quintais e mais espaço ao ar livre, McNama disse à Global News.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

A última vez que o caminho de um eclipse solar total cruzou o Canadá foi em 1979.

Para Kingston, Ont., é a primeira vez em quase 700 anos que está no caminho de um eclipse solar total – e a excitação está aumentando na cidade.

Ashley Bradshaw, gerente de desenvolvimento de destinos na Tourism Kingston, disse que a cidade viu um aumento na demanda dos visitantes para o fim de semana que antecede o eclipse.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

“Nossos parceiros de hotelaria relataram um aumento na ocupação desde o outono de 2023, e suspeitamos que isso só continuará a aumentar conforme 8 de abril se aproxima”, disse ela à Global News em uma entrevista.

Várias das principais atrações da cidade estão planejando eventos especiais e os restaurantes estão oferecendo menus temáticos do eclipse, disse Bradshaw.

Haverá uma variedade de locais de observação em Kingston, desde o Lake Ontario Park até o Fort Henry Hill na água, até centros comunitários, escolas públicas e campos esportivos.

No dia do eclipse, a cidade também oferecerá transporte público gratuito para moradores e visitantes para ajudar no fluxo de tráfego. Opções adicionais de carona compartilhada e park-and-ride também estão disponíveis, disse Bradshaw.

Muitas pessoas também estão capitalizando esta ocasião adicionando novos anúncios no Airbnb, disse McNama.

“Estamos vendo esse aumento de mais pessoas abrindo suas casas e querendo ganhar renda extra e fazer parte deste momento seminal.”

Até 25 de fevereiro, mais de 50% dos anúncios canadenses ao longo do caminho do eclipse ainda estavam disponíveis, de acordo com o Airbnb.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

Um eclipse solar total ocorre quando a lua passa entre o sol e a Terra, alinhando-se perfeitamente e bloqueando completamente a luz solar.

Tipicamente, um eclipse solar total é visível uma vez a cada 18 meses ou uma vez a cada um a dois anos em algum lugar da Terra, mas para um local específico isso pode ser uma ocorrência muito rara, vindo após uma lacuna de séculos.

Cidades canadenses não são as únicas que caem no caminho da totalidade.

O eclipse entrará pela costa do Pacífico do México, subindo pelo Texas e Oklahoma, cruzando o Centro-Oeste, Meio-Atlântico e Nova Inglaterra, antes de sair pelo leste do Canadá para o Atlântico.

Dados do Airbnb divulgados em 29 de fevereiro mostraram um aumento de 1.000 por cento nas buscas por estadias ao longo do caminho do eclipse solar total nos Estados Unidos.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

Austin, juntamente com a região do Hill Country no Texas, e Indianapolis são até agora os destinos mais reservados nos EUA para o fim de semana do eclipse de abril. Eles são seguidos por Cleveland, Dallas, Buffalo, Stowe e Little Rock, que estão entre os 10 principais destinos da América do Norte para ver o eclipse.

No México, Mazatlan ocupa o primeiro lugar em reservas no Airbnb.

Dan Falk, um jornalista científico em Toronto, viajou pelo mundo e testemunhou vários eclipses solares totais, o mais recente em Oregon em 2017.

Para este ano, que será seu sexto eclipse solar total, ele planeja estar no Texas.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

“Tenho uma reserva em San Antonio, mas San Antonio está apenas na borda do caminho”, disse ele à Global News em uma entrevista no mês passado.

“Então, espero conseguir chegar um pouco mais ao norte e oeste, perto da linha central do caminho da totalidade no sudoeste do Texas.

“Será um fenômeno muito estranho, meio surreal, que realmente não se parece com nada mais que você possa ver”, disse Falk.

HOTÉIS NO CANADÁ AQUI 

“Espero que muitas pessoas, especialmente aquelas que não tiveram a chance de ver este fenômeno antes, possam experimentar isso.”

O eclipse ocorrerá entre o meio e o final da tarde, dependendo da localização, no Canadá.

— com arquivos da Associated Press

Esse artigo foi traduzido e retirado do site Global News